16.12.06

Marcelo Braz disse:

As perguntas/respostas são as seguintes:
1. Imagine o programa daqui a três a cinco anos e imagine que tenha sido extremamente bem sucedido na elaboração e implementação das atividades. Nesta situação ideal, pressupondo que tudo tenha corrido bem, que mudanças o seu programa ajudou a realizar?

Ajudou na mudanca de visao de mundo de cada participante no sentido de nao so' ter uma postura critica em relacao ao uso de tecnologias na sociedade, mas ainda em formas de acao que provoquem mudancas significativas e duradouras.

O que seus parceiros conseguiram?
Conseguiram obter autonomia cognitiva e social para realizar as mudancas citadas, ou no minimo vislumbraram possibilidades de encaminhamento e agenciamento para que elas ocorram.

O que é que eles estão/estarao fazendo de maneira diferente?
Usando tecnologias e softwares livres de forma cooperativa e colaborativa dentro de um ciclo de reaproveitamento de computadores e maquinas usadas, que por sua vez iniciem outros cilcos de desenvovimento pessoal e social.

Em outras palavras, o que seria sucesso total?
O mesmo projeto ser replicado, mas com formas novas de implementacao. Ao mesmo tempo ter provocado mudancas sociais na comunidade onde ocorreu. Assim como os participantes conseguirem explicar (narrar claramente) como estas mudancas ocorreram e o quanto foi ou tem sido significativo para eles.

2. Como é que o programa pode contribuir melhor para esta visão?
Principalmente criando uma rede solidaria de pessoas , onde a colaboracao e a cooperacao sejam pontos-chave.

Em que áreas ele precisa trabalhar para promover e apoiar a realização desta visão?
O que ele precisa fazer nessas áreas? O que ele precisa conseguir realizar nessas áreas?

.tecnologica: criacao de laboratorios livres de experimentacoes tecnologicas usando materiais descartados pelos ciclos de obsolescencias planejadas que a sociedade, principalmente as industrias, criaram.
.educativa: estabelecer ambientes de aprendizagem formais, nao-formais e informais onde a liberdade de pensamento, livre expressao e acao consciente e critica sejam estimulados.
.social: estabelecer redes sociais de confianca, apoio mutuo e colaboracao continua entre os parceiros envolvidos

3. Com que indivíduos, organizações ou grupos o programa vai precisar trabalhar para realizar essas mudanças?
Com os individuos usuarios do CECL-PEFI e regioes adjacentes , assim como com outras instituicoes ou grupos que queiram participar ativamente no projeto

Com quem vocês trabalharão mais diretamente?
Inicialmente e majoritamente com adolescentes a partir de 14anos (em funcao da Lei do Aprendiz) e tambem com adultos que estejam em busca de novas formas de trabalho.

Quem pode ajudar ou atrapalhar o trabalho?
Quem pode ajudar sao os parceiros institucionais (Lidec-Usp , Seads-SP e Ongs do PEFI) assim como o movimento Metareciclagem e o Movimento Humanista atraves de suas representacoes reais (pessoas) ou virtuais (ferramentas na Internet).
O que pode atrapalhar o projeto sao: a falta de aporte financeiro da contratante ou procesos demasiadamente burocraticos que impecam ou adiem as acoes previstas.

Quem são os beneficiários finais?
Alem dos jovens (foco principal) e adultos usuarios do PEFI, todos os envolvidos realmente engajados no processo de implantacao do projeto.

4. Favor dizer por que essas pessoas, organizações ou grupos são necessários como parceiros.
O projeto nao preve, de imediato, modos de auto-sustentabilidade ou aportes constantes de capital financeiro alem daqueles previstos na prestacao de servicos oferecidos na forma de oficinas e outras acoes. Porem, se utiliza de mao-de-obra e nao-voluntaria com formacao academica, conhecimento e experiencia condizentes com o projeto.

Para os beneficiarios finais almeja-se que isto, novas formas de trabalho e conhecimento, ocorra no desenvolvimento e evolucao do projeto. Alem disso, a experiencia, a pratica e o conhecimento acumulado dos parceiros tambem permitira' que a continua interacao e apoio mutuo viabilizem nao somente uma comunidade de pratica, mas uma verdadeira rede social de aprendizagem

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